Implantação de CRM Alinhada a Processos e Metodologia

Um CRM é uma plataforma de Gestão e Planejamento, e como toda plataforma similar ele traz benefícios, desde que os requisitos sejam oferecidos. A Metodologia de Implantação de CRM da Commsulting engloba as seguintes etapas:

Processos

Planejamento Comercial, Gestão de Vendas, Geração de Oportunidades, Retenção e Conversão são processos nos quais o CRM realmente faz a diferença e gera ganhos significativos e mensuráveis, mas ele não corrige processos incorretos nem faz com que esses processos surjam em empresas onde eles não existem, o seu valor está em torná-los muito mais eficazes e amplos onde eles já existem.

Preparando as bases de um projeto de CRM de sucesso

As etapas acima são complementadas pela análise e ajuste dos componentes comerciais de base, em especial:

  • Planejamento

O planejamento comercial é o ponto de partida e o ponto de chegada de todos os ciclos do CRM, de onde saem as previsões que servirão de parâmetros para a operação de vendas, e para onde irão os resultados alcançados que balizarão o planejamento seguinte.

  • Metodologia

A metodologia comercial, além de todos os seus benefícios, também garante um mínimo de uniformidade de critérios nas equipes comerciais quando falamos de qualificação e evolução de oportunidades, o que permite que comparativos de desempenho, análises da equipe e do cenário geral façam sentido.

  • Métricas

Plataformas de CRM são imbatíveis na capacidade de oferecer inúmeros tipos de métricas e visões do cenário de vendas, mas precisamos definir o que e como queremos medir, ampliando horizontes além de cotas e do funil de vendas.

  • Gestão

Num cenário de profusão de informações, o processo de gestão precisa ser ajustado para tirar proveito disso. Mais dados sobre a equipe, sobre os clientes e sobre o mercado só serão úteis se forem incorporados ao cotidiano de vendas para produzir resultados práticos, e esse desafio cabe ao gestor.

  • Processos Correlatos

Prospecção, distribuição de oportunidades, modelos de propostas, pré-vendas, precificação, descontos, pedidos, faturamentos, acompanhamento de metas, comissionamentos, esses e outros processos estarão conectados à plataforma de CRM, obrigando por vezes as empresas a formalizar e organizar procedimentos antes desestruturados.


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