Rompendo barreiras entre hardware e software – Auxiliando Canais na Transição para Novas Ofertas

Fundada em 1996, a Netplace (www.ntplace.com.br) é reconhecidamente uma das mais importantes parceiras de negócios da Ingram e da IBM para soluções de hardware. Ao longo de sua história, a empresa expandiu continuamente o seu portfólio de produtos e serviços, passando também a ser referência em fornecimento de projetos de implantação de infraestrutura. Entretanto, ainda havia uma barreira a ser quebrada: antevendo as tendências do mercado de TI, a Netplace sabia que devia expandir a sua atuação para soluções de software, uma transição que poucas empresas de hardware realizaram  com sucesso.

Inúmeras possibilidades

A ideia de expandir sua área de atuação era antiga, e não faltaram ofertas de grandes fabricantes de software. Entretanto, a maioria das proposições esbarrava no mesmo problema: não havia um plano estratégico que ajudasse a Netplace a desenvolver essa nova área, permitindo que os ajustes necessários na estrutura e nos processos fossem realizados, e que os resultados comerciais pudessem ser atingidos.

O engajamento de uma consultoria para nos ajudar no processo de criação de uma unidade de soluções de Software foi fundamental, pois os grandes fabricantes nos incentivavam à venda de Software, mas sem nos fornecer apoio estruturado, metodologias e processos”, diz Rogério Fernandes, sócio da Netplace.

Distribuidor, fabricante e consultoria juntos na transição

Em 2014, a Ingram (www.ingrammicro.com.br) e a divisão de software da IBM (www.ibm.com.br)  uniram-se à Netplace para desenvolver conjuntamente a concepção e implantação da nova unidade de soluções de software, contratando a Commsulting para coordenar e implantar o projeto. A parceria visava abordar todos os aspectos estratégicos, táticos e operacionais necessários para o sucesso da empreitada, permitindo que o modelo fosse replicado no futuro.

“A Ingram entende que é missão do Distribuidor contribuir para o crescimento e transformação dos seus canais. Identificamos que a Netplace reunia todos os elementos necessários, e que teríamos o retorno esperado. Contamos com o apoio e a metodologia da Commsulting para nos guiar, e absorvemos muito conhecimento para replicar o modelo para outros canais”, declara Celso Bernardi, da Ingram.

Aplicando o modelo Lean Startup

A nova unidade de soluções precisava ser completamente concebida e criada antes que metodologias, treinamentos e processos comerciais pudessem ser implantados, e nesse ponto a Commsulting utilizou conceitos da metodologia Lean Startup (http://theleanstartup.com/) para desenvolver um protótipo de modelo de negócios viável em conjunto com os parceiros envolvidos, e testar esse modelo junto ao mercado.  O sucesso dessa abordagem deu à Netplace a segurança que faltava para tomar a decisão estratégica de investir e levar a nova unidade adiante.

Ouvir nossos clientes foi essencial para termos a certeza de que estávamos no caminho certo” acrescenta Rogério Fernandes.

A resposta: Cloud Privada e Híbrida

O resultado do projeto foi a criação e implantação da nova área da Netplace focada em soluções de Cloud Privada e Híbrida, um nicho estratégico de mercado que permitirá à empresa apoiar seus clientes em todas as etapas da transição para uma arquitetura de TI mais moderna e eficiente.

A decisão de investir em Cloud Privada e Híbrida ocorreu por estar alinhada à estratégia de nossos clientes, e permanecer aderente ao “core business” da Netplace” completa Rogério.

 

Case Netplace
Classificado como: